quinta-feira, 3 de setembro de 2009

11ª. Reunião do Conselho Consultivo do PNMT é realizada em Macapá

A 11ª. Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque – CPMT aconteceu no último dia 25 de agosto no Macapá Hotel, Macapá.
.
Os conselheiros reunidos receberam a visita do técnico da Secretaria Estadual de Turismo do Amapá, José Paixão Moreira Martins, que falou dos trabalhos desenvolvidos pela Setur e abriu a discussão sobre o potencial turístico da região de entorno do Tumucumaque. A pauta da reunião também contou a apresentação do Plano Operativo Anual (POA 2009), do Programa ARPA para o PNMT, além da discussão sobre o Programa de Guarda-Parques do Ministério do Meio Ambiente e a discussão da proposta de elaboração de uma publicação de avaliação do segundo mandato do Conselho Consultivo, a ser lançada em 2010.



Ao final da reunião foi feito o lançamento da publicação Legislação Ambiental e Indigenista: uma aproximação ao direito socioambiental no Brasil, organizada pelo Instituto de Pesquisa e Formação em Educação Indígena – IEPÉ, como parte do Projeto Unidades de Conservação e Terras Indígenas: uma proposta de mosaico para o oeste do Amapá e norte do Pará, apioado pelo Fundo de Meio Ambiente – FNMA.


O aniversário do Parque foi lembrado com uma pequena cerimônia, organizada pela equipe gestora, em agradecimento ao apoio que os conselheiros e conselheiras têm dado para a gestão da Unidade de Conservação.


No dia 26 de agosto os conselheiros participaram da terceira etapa de revisão do Regimento Interno do CPMT, que deve ser finalizada na próxima reunião do Conselho, qa ser realizada na segunda quinzena de novembro na cidade de Amapá, com uma visita ao distrito de Lourenço, no entorno do PNMT.

Exposição Fotográfica do Tumucumaque encanta moradores de Serra do Navio

A exposição fotográfica da Expedição ao Rio Jari - Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque encantou os alunos da Escola Estadual Hermelino H. Gusmão e os moradores de Serra do Navio, que puderam ver de perto algumas das imagens mais impressionantes do Parque Nacional, na semana de 17 a 21 de agosto.

Cerca de 400 pessoas visitaram a exposição, que fez parte das atividades de comemoração do sétimo aniversário do Tumucumaque. Além das fotos e mapas interativos, os visitantes ainda puderam conversar com a equipe gestora do Parque, participar de palestras sobre a Unidade de Conservação e assistir a vídeos socioambientais do Circuito Tela Verde e do Festival de Imagem-Movimento, que também foram levados para a Escola Família Agrícola da Perimetral Norte.

Também foram realizadas reuniões com os professores, com o objetivo de levantar as dificuldades sentidas em trabalhar temáticas ambientais nas escolas e identificar possíveis caminhos para uma maior aproximação dos temas ambientais, numa perspectiva transdisciplinar.

A exposição foi encerrada com uma confraternização entre a equipe do parque, os alunos e professores da Escola Hermelino H. Gusmão e representantes da Prefeitura de Serra do Navio, que levaram bolo e cantaram parabéns por mais um ano de existência do Parque. Ficou em todos a expectativa de que, a cada novo aniversário, o Tumucumaque esteja presente na vida dos moradores da região como um projeto que pode ser construído coletivamente, fazendo parte de seu dia a dia como algo positivo.