segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tumucumaque participa do Workshop e Mostra de Trabalhos dos Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo




A equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque participa na próxima quarta-feira, 31 de outubro, no auditório multiuso da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) - Campos Marco Zero, de 08h às 20h, no Workshop e Mostra de Trabalhos dos Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo, com o tema: Arquitetura e Sustentabilidade.
O objetivo do evento é divulgar as atividades e projetos realizados no curso, além de discutir a inserção e a temática sustentabilidade e arquitetura na concepção dos projetos, integrando as diferentes áreas do conhecimento para refletir sobre a conservação do meio ambiente.
A turma de 2011 foi conduzida em um processo itinerante ao Município de Serra do Navio com a finalidade de experimentar as observações da paisagem natural e o ambiente construído na arquitetura modernista de Bratke, para propor projetos direcionados ao tema educação ambiental. Neste sentido a "arquitetura e sustentabilidade" se apresenta como um compromisso necessário à formação acadêmica.
Na ocasião, haverá apresentação de projetos com a temática "Complexo de Percepção Ambiental", relacionados ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Esses projetos deverão nortear a construção de um jardim sensorial em Serra do Navio, na sede da Unidade de Conservação.  

sábado, 20 de outubro de 2012

Seminário de Avaliação do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais


Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação 

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) realizou na quarta e quinta-feira, 17 e 18 de outubro, no auditório do Museu Sacaca, o Seminário de Avaliação do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA). O objetivo central deste evento é avaliar a implementação do CPPTA e ver as possibilidades de replicação deste Curso.
Foto: Alessandra Lameira

Participaram do Seminário os analistas de conservação da organização não governamental WWF Brasil, Jasy Abreu, Luiz Coltro e Bruno Reis, cursistas, representantes do colegiado de biologia e geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), gestores do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e representantes das Unidades de Conservação Floresta Nacional do Amapá e Estação Ecológica Jari.
Foto: Alessandra Lameira

Durante o Seminário, a analista de conservação da Amazônia da WWF-Brasil, Jasy Abreu,  foi a moderadora do evento. Foram analisado as relações entre os participantes do curso, entre os professores do curso, e seu local de trabalho. Também serão considerados  a qualidade do conteúdo ministrado, a relevância dele para a realização do trabalho e a importância para o dia-a-dia dos participantes. Outro procedimento adotado foi a avaliação da metodologia usada na realização do curso.
Fptp: Alessandra Lameira

O CPPTA teve abrangência nos municípios do Oiapoque, Porto Grande e Serra do Navio, o próximo passo será em Laranjal do Jari. O objetivo do curso foi de capacitar professores da rede pública de ensino com enfoque de preservação e conservação do meio ambiente, além de contribuir para o aprimoramento dos profissionais na construção de projetos interdisciplinares e, ao mesmo tempo despertar o olhar deles para os problemas ambientais da comunidade onde vivem. O curso utiliza as unidades de conservação do Estado como Referência em Educação Ambiental.
Foto: Alessandra Lameira

O Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais conta com o apoio da Organização Não Governamental WWF-Brasil e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Biodiversidade nas Costas será executado no Amapá


A Equipe da WWF-Brasil em conjunto com os analistas ambientais do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), reuniram na manhã desta terça-feira, 16 de outubro, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/AP),  com representantes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e da Secretaria Estadual de Educação (SEED). O objetivo da reunião é a definição do projeto Biodiversidade nas Costas.
O projeto Biodiversidade nas Costas tem como alvo a formação de professores, educadores ambientais e lideranças da sociedade organizada, tendo a biodiversidade como tema motivador.
A ideia é preconizar o estudo dirigido dos principais debates científicos e políticos mundiais sobre biodiversidade, visando a elaboração participativa de instrumentos educacionais e peças de comunicação comunitária para mobilização e engajamento social na temática.
Foto: Alessandra Lameira

Os materiais utilizados para o estudo e produzidos pelos educadores estarão contidos em uma mochila para formação e aplicação em espaços educadores do município (sala de aula, ONGs locais e fóruns sociais). Com esse objetivo, busca consolidar a agenda ambiental a partir da temática biodiversidade nos currículos escolares e demais circuitos de aprendizagem no Estado do Amapá.
Foto: Alessandra Lameira
Participaram da reunião: o analista ambiental do PNMT, Paulo Roberto Russo; a consultora de logística do PNMT, Renata Ferreita; os analistas de conservação da WWF-Brasil, Bruno Reis, Luiz Coltro e Jasy Abreu; o coordenador Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Ronaldo Manassés; a responsável pela Unidade de Conservação Ambiental da SEED, Janete Senna e Eliane Rodrigues; e o representante do colegiado de Geografia, Pablo Fernandez.
Depois de estabelecida a parceria entre as instituições, ficou constituída que o projeto será realizado no Amapá. O Projeto Biodiversidade nas Costa atenderá educadores do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Este projeto faz parte do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis da WWF-Brasil. 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Tumucumaque abre inscrições para o Concurso de Criação e Seleção do Logotipo



Estão abertas as inscrições para o Concurso de Criação e Seleção do Logotipo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. O objetivo é envolver principalmente a população da região nesse processo, a fim de que seja estabelecida uma identidade entre o logotipo e a população.
A proposta deverá considerar de forma abrangente os aspectos peculiares da Unidade de Conservação, para que, ao serem traduzidos graficamente, resultem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade.
Podem participar do concurso pessoas físicas (brasileiros natos ou naturalizados) residentes no Brasil. Os participantes poderão inscrever somente um trabalho, obedecendo sempre às disposições contidas no Edital.
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas no período entre 15 de outubro à 01 de Novembro de 2012, por remessa postal registrada.
São critérios específicos para o julgamento dos projetos pela Comissão Julgadora: criatividade; originalidade; comunicação; simplicidade; aplicabilidade; design; harmonia de composição e relação com a missão, a visão e os princípios do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Apenas os três primeiros colocados serão premiado. O prêmio é composto por: 1º lugar -  01 Câmera Digital Sony 14 Mpixel; 2º lugar - 01 Bicicleta aro 26, 21 marchas Caloi;  3º lugar - 01 Binóculos 7x35 mm.
As propostas do logotipo devem ter,
obrigatoriamente, o seguinte
 elemento: jupará (Potus flavus).
Foto: Luciano Candisani
Serão concedidos certificados, uma exposição no escritório do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e divulgação pela internet para os dez melhores trabalhos selecionados;
As propostas do logotipo devem ter, obrigatoriamente, o seguinte elemento: jupará (Potus flavus).
Até o dia 01 de novembro de 2012, os trabalhos deverão ser encaminhados pelos Correios o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade –ICMBio (ICMBio-AP): Rua Leopoldo Machado, 1126, Bairro Central, CEP:68.900-067, Macapá - AP, via correio com Aviso de Recebimento – AR, devendo constar no envelope a indicação: “Concurso Logotipo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque”. Vale ressaltar que não haverá inscrição pela internet, mas exclusivamente pelos Correios.
Para a realização deste evento o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil.