quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PARNA Montanhas do Tumucumaque divulga o resultado do Concurso de Criação e Seleção do Logotipo



O Parque Nacional Montanhas do Tumcumaque, divulgou nesta quarta-feira, 28 de novembro, o resultado do  Concurso de Criação e Seleção do Logotipo desta Unidade de Conservação. O objetivo do Concurso foi de envolver principalmente a população da região nesse processo, a fim de que seja estabelecida uma identidade entre o logotipo e a população.
A comissão julgadora considerou as propostas de forma abrangente os aspectos peculiares da Unidade de Conservação, para que, ao serem traduzidos graficamente, resultem numa marca objetiva, clara e concisa, capaz de ser reconhecida e identificada pela comunidade.
Comissão julgadora compostas por analistas ambientais, conselheira do Conselho Consultivo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e  um técnico em artes visuais. 

Participaram do concurso pessoas físicas (brasileiros natos ou naturalizados) residentes no Brasil. Os participantes inscreverão somente um trabalho, obedecendo sempre às disposições contidas no Edital.
As inscrições foram gratuitas e foram efetuadas no período entre 15 de outubro à 01 de Novembro de 2012. Foram critérios específicos para o julgamento dos projetos pela Comissão Julgadora: criatividade; originalidade; comunicação; simplicidade; aplicabilidade; design; harmonia de composição e relação com a missão, a visão e os princípios do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. As propostas do logotipo deveriam ter, obrigatoriamente, o seguinte elemento: jupará (Potus flavus).
O 3ª lugar do Concurso foi o desenho do Paulo José da Silva Coutinho, residente em Macapá. A ideia foi criar referência de uma imagem simples, representando de forma abstrata e no fundo foi acrescentado traços que deram conceito de uma montanha. O prêmio para 3º lugar é um binóculos 7x35 mm.
O 2º lugar do Concurso foi para Francélio Parente Hardi, de Boa Vista, Roraima. O desenho procurou identificar, além da vasta floresta, o patriotismo que vive cada brasileiro. O texto com traços naturais retratam a simplicidade, a brasilidade e a naturalidade que está nas raízes do povo da região. O prêmio para o 2º lugar foi uma Bicicleta aro 26, 21 marchas Caloi;  

E quem ficou em 1º lugar foi Caio Betto Corrêa Almeida. As cores de seu desenho fazem referência a natureza. Também foram usada para essa ilustração uma montanha. O galho de árvore é o elemento que representa a floresta. A tipologia ajuda a mostrar para o expectador a seriedade da instituição.  O prêmio para o 1º lugar é uma Câmera Digital Sony 14 Mpixel.

De acordo com o o item 36, o Instituto Chico Mendes será o único titular dos direitos autorais patrimoniais da logomarca vencedora, bem como poderá promover alterações e ajustes em seu desenho para adequá-la às necessidades da Instituição e do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, inclusive podendo utilizar concepções dos outros trabalhos também premiados. Para tanto, todos os participantes premiados assinarão um termo de doação de seus trabalhos.
Para a realização deste concurso o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil.

Educadores se reúnem para definir agenda do projeto Biodiversidade nas Costas



Gestores do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT) e representantes da ONG WWF Brasil reuniram, na manhã desta terça-feira, 28 de novembro, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/AP), com representantes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e da Secretaria Estadual de Educação (SEED) e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé). O objetivo da reunião é a definição do calendário anual do projeto Biodiversidade nas Costas para 2013.
O Projeto Biodiversidade nas Costas reúne um conjunto de publicações políticas e científicas sobre a biodiversidade que são traduzidas em instrumentos educacionais para apoiar educadores no intuito de fortalecer a importância do tema em escolas e outros espaços para motivação de sociedades sustentáveis.  
Os instrumentos educacionais serão produzidos pelos próprios educadores com atuação no estado do Amapá e estarão contidos em um kit-mochila para formação e aplicação em espaços educadores do estado (salas de aula, Unidades de Conservação, ONGs locais e fóruns sociais). Com esse objetivo, busca consolidar a agenda ambiental a partir da temática biodiversidade nos currículos escolares e demais circuitos de aprendizagem no Estado do Amapá.
Foto: Alessandra Lameira
Reunião de definição do Projeto Biodiversidade nas Costas
Foto: Alessandra Lameira

Nesse materiais serão apresentados conceitos, resultados de debates políticos, almanaques de atividades e outras mídias sociais, com o olhar direcionado às realidades socioambientais da Amazônia, visando a facilitação de professores e multiplicadores de educação ambiental para a conservação do bioma.
Participaram da reunião: o analista ambiental do PNMT, Paulo Roberto Russo; o analista de conservação da WWF-Brasil, Bruno Reis; a responsável pela Unidade de Educação Ambiental da SEED, Marcelina Dias; representantes do colegiado de Geografia e Biologia da UNIFAP, Pablo Fernandez e Cristiane Menezes; O assessor de assuntos de gestão Wajãpi, Bruno Walter, do Iepé - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena.
Foram acertados o 1ª calendário de ações do projeto, sendo realizada a partir de janeiro de 2013. O Projeto Biodiversidade nas Costa atenderá educadores do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Outra possibilidade retratada na reunião é a formação de professores das terras indígenas Wajãpi. Este projeto faz parte do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis da WWF-Brasil. 

Alessandra Lameira
Assessoria de Comunicação

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque realiza 18ª Reunião Ordinária


Alessandra Lameira
Assessora de Comunicação.

A equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os conselheiros da Unidade de Conservação (UC), realizarão na próxima terça-feira, 27, a partir das 08 horas, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), em Macapá, a 18ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (CPMT). O objetivo deste evento é apresentar aos Conselheiros as atividades desenvolvidas do segundo  semestre de 2012 pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT);
Durante a reunião estarão presentes os Analistas Ambientais Christoph Jaster (Presidente do CPMT) e Paulo Russo; e cerca de 20 representantes de instituições da sociedade civil e do Poder Público que compõem o Conselho.
O Chefe do PNMT, Christoph Jaster, apresentará as atividades do 2º semestre de 2012 da Unidade de Conservação. Em seguida, a Assessora de Comunicação, Alessandra Lameira, divulgará o resultado do Concurso de Criação e Seleção do Logotipo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
A Prefeita de Serra do Navio, Francimar Santos, abordará a situação da negociação entre o Governo Federal e Estadual quanto às medidas compensatórias pela criação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Chefe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Christoph Jaster
Foto: Alessandra Lameira
A Profª. Msc. Cristiane Menezes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) apresentará os projetos dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo com a temática "Complexo de Percepção Ambiental", iniciativa relacionada com o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Esses projetos deverão nortear a construção de um Jardim Sensorial em Serra do Navio, no Escritório-Sede da Unidade de Conservação.
A Geógrafa Kátia Rangel vai destacar a temática "Unidades de Conservação: Gestão e Participação Social".
Durante a tarde, a partir das 15 horas será exibido o documentário “Expédition Mapaoni - L´inaccessible Frontière”(Expedição Mapaoni - A Fronteira Inacessível) , produzido pelo cineasta Roland Théron. O documentário trata da expedição em direção às cabeceiras do Rio Jari, realizada entre os dias 27 de julho e 18 de agosto de 2011. A expedição percorreu, aproximadamente, 1250 km de navegação fluvial e 45 km de caminhada.
A realização da 18ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil, e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia.
Conselho Consultivo do PNMT foi criado em 2002, pela Portaria do IBAMA nº 182, de 31 de dezembro. Desde sua criação, o Conselho Consultivo tem contribuído na administração desta importante unidade de conservação, participando das etapas de construção de seu Plano de Manejo e contribuindo para definição de prioridades para sua gestão, especialmente no que se refere à relação com as comunidades situadas no entorno do Parque e a discussão de estratégias de desenvolvimento para os municípios onde a unidade está inserida.
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei 9.985/2000), cada Parque Nacional deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das unidades de conservação federais, e composto por representantes de órgãos públicos e organizações da Sociedade Civil, sempre que possível, respeitando o princípio da paridade.
O Conselho do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma composição mista, com representantes do Poder Público das três esferas de governo e por membros da Sociedade Civil, que visa transformar o Conselho num espaço de mediação entre interesses nacionais e locais, coletivos e privados.