quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PARNA Montanhas Tumucumaque discute e planeja atividades de Uso Público em Oiapoque


Por Ana Gabriela Fontoura


O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), em parceria com a organização não governamental WWF-Brasil, iniciou em outubro de 2012 um trabalho voltado ao desenvolvimento de um projeto piloto para roteiro de ecoturismo no Parque, na região de Oiapoque (AP). Com isso, pretende discutir os mecanismos para a implementação de um roteiro ecoturístico, considerando flexibilidade de adaptação conforme o público-alvo, condições de navegação dos rios, sazonalidade climática, diferentes opções de “atrativos”, etc.
A proposta está sendo elaborada pela consultora do WWF-Brasil, a turismóloga paraense Ana Gabriela Fontoura, a partir da metodologia participativa, que permite a atuação efetiva das pessoas no processo educativo, por meio da valorização de seus conhecimentos e experiências e do envolvimento na identificação, discussão e busca de soluções para questões que emergem de suas vidas cotidianas.
Nesse sentido, realizou-se uma série de atividades em Oiapoque no período de 2 a 14 de outubro, durante a primeira expedição de campo da equipe. Dentre as principais ações, destaca-se: a) a reunião com os atores envolvidos na atividade turística na sede municipal, que aconteceu no dia 9, no escritório do SEBRAE, e contou com a participação de 24 representantes do setor público e privado e da sociedade civil em geral, ligados ao setor (hotéis, restaurantes, prestadores de serviços de transporte), etc.; e b) a visita à comunidade Vila Brasil e diálogo com moradores sobre o tema, entre os dias 10 e 14.
Divulgação das atividades na rádio local e reunião com os atores envolvidos na atividade turística.
Fotos: Ana Gabriela e Christoph Jaster 

O Plano de Manejo do PNMT considera o ecoturismo como uma das estratégias a serem consolidadas em seu Plano de Uso Público. Com o propósito de ampliar o grau de implementação desta Unidade de Conservação (UC), valorizando os ativos ambientais e fortalecendo a economia local, o ICMBio em parceria com o WWF-Brasil vem somando esforços em iniciativas que visam à implementação do Plano de Manejo, tais como educação ambiental, fortalecimento do conselho gestor, comunicação e uso público do Parque.
Visita à comunidade Vila Brasil e diálogo com moradores e acompanhando atividades do projeto quelônio.
Foto: Ana Gabriela e Christoph Jaster.

Em dezembro, de 10 a 14, está prevista a próxima viagem da equipe à Oiapoque, para continuidade do estudo a partir da proposição de novos espaços de construção coletiva do conhecimento sobre a realidade turística local. Para Ana Gabriela Fontoura, que atua há 10 anos com ecoturismo de base comunitária na Amazônia, é indispensável a participação ativa dos moradores para o sucesso de qualquer projeto de visitação.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tumucumaque premia participantes do Concurso de Criação e Seleção de Logotipo


Na última segunda-feira,  3 de dezembro, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Macapá, às 15 horas, a Equipe Gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque realizou  a cerimônia de entrega de certificado e prêmios para os participantes do Concurso de Criação e Seleção de seu Logotipo.
O Analista Ambiental, Paulo Russo, concedendo entrevista para a imprensa.
(Foto: Alessandra Lameira)
Foram inscritos 37 trabalhos, de vários cantos do País. A comissão julgadora foi composta de técnicos que trabalham na equipe do Tumucumaque, representantes do WWF-Brasil e artistas gráficos, que trouxeram seu olhar especializado ao júri. Foram considerados, como critérios para a escolha dos melhores trabalhos, a criatividade, originalidade, comunicação, simplicidade, aplicabilidade, design e harmonia de composição. O certame, ocorrido entre os meses de outubro e novembro, contou com o apoio do WWF-Brasil e teve como objetivo integrar a Unidade de Conservação com a comunidade, além de escolher uma ‘assinatura gráfica’ que representasse a missão, visão e valores do Parque Nacional de maneira clara, concisa e objetiva.
Caio Betto, o ganhador do Concurso. Ao lado uma pequena exposição
dos dez melhores trabalhos. (Foto: Alessandra Lameira)

O primeiro lugar foi conquistado por Caio Betto Corrêa Almeida, do Amapá. Caio disse ter buscado uma tipologia que representasse a seriedade do trabalho conservacionista do Parque e inseriu elementos como uma montanha, um galho de árvore e o Jupará (Potus Flavus), um animal típico da região e cuja menção era obrigatória nos produtos inscritos no concurso. Por conta do primeiro lugar, Caio ganhou uma câmera digital.
Francélio Parente Hardi, de Boa Vista (RO), conquistou o segundo lugar do concurso.  Ele usou uma imagem simples e abstrata, que agradou os jurados e lhe garantiu uma bicicleta como prêmio. O terceiro colocado foi Paulo José da Silva Coutinho, de Macapá (AP), que procurou retratar, em seu trabalho, o patriotismo brasileiro e a floresta que caracteriza o PARNA Montanhas Tumucumaque. Ele ganhou um binóculo.
O 1º Lugar Caio Betto, o 3º Lugar Paulo Coutinho recebendo  os prêmios. Silzamara Santos e
Ricardo Bonfim, que ficaram entre os 10 melhores, recebendo os cerificados. (Foto: Alessandra Lameira)

Conforme termo de cessão assinado pelos participantes, as artes submetidas ao concurso são propriedade intelectual do Instituto, que poderá fazer, futuramente, uso das artes e conceitos apresentados pelos artistas inscritos.
Coquetel para os participantes e imprensa.
(Foto: Alessandra Lameira)
O Concurso de Criação e Seleção do Logotipo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque contou com o apoio da organização não governamental WWF-Brasil.

sábado, 1 de dezembro de 2012

18ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque


A equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e os conselheiros da Unidade de Conservação (UC), realizaram na última terça-feira, 27, a partir das 08 horas, no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), em Macapá, a 18ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (CPMT). O objetivo deste evento era  apresentar aos Conselheiros as atividades desenvolvidas do segundo  semestre de 2012 pelo Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT).
Foto: Alessandra Lameira


Durante a reunião estiveram presentes os Analistas Ambientais Christoph Jaster (Presidente do CPMT) e Paulo Russo; e cerca de 20 representantes de instituições da sociedade civil e do Poder Público que compõem o Conselho.
O Chefe do PNMT, Christoph Jaster, apresentou as atividades do 2º semestre de 2012 da Unidade de Conservação. Em seguida, a Assessora de Comunicação, Alessandra Lameira, divulgou o resultado do Concurso de Criação e Seleção do Logotipo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Foto: Alessandra Lameira
A Profª. Msc. Cristiane Menezes da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) apresentou os projetos dos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo com a temática "Complexo de Percepção Ambiental", iniciativa relacionada com o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Esses projetos deverão nortear a construção de um Jardim Sensorial em Serra do Navio, no Escritório-Sede da Unidade de Conservação.
A Geógrafa Kátia Rangel, da Unifap, destacou a temática "Unidades de Conservação: Gestão e Participação Social".
Durante a tarde, foi exibido o documentário “Expédition Mapaoni - L´inaccessible Frontière”(Expedição Mapaoni - A Fronteira Inacessível) , produzido pelo cineasta Roland Théron. O documentário trata da expedição em direção às cabeceiras do Rio Jari, realizada entre os dias 27 de julho e 18 de agosto de 2011. A expedição percorreu, aproximadamente, 1250 km de navegação fluvial e 45 km de caminhada.
A realização da 18ª Reunião do Conselho Consultivo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque tem o apoio da organização não governamental, WWF Brasil, e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia.
Conselho Consultivo do PNMT foi criado em 2002, pela Portaria do IBAMA nº 182, de 31 de dezembro. Desde sua criação, o Conselho Consultivo tem contribuído na administração desta importante unidade de conservação, participando das etapas de construção de seu Plano de Manejo e contribuindo para definição de prioridades para sua gestão, especialmente no que se refere à relação com as comunidades situadas no entorno do Parque e a discussão de estratégias de desenvolvimento para os municípios onde a unidade está inserida.
Foto: Alessandra Lameira

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC (Lei 9.985/2000), cada Parque Nacional deve dispor de um Conselho Consultivo, presidido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das unidades de conservação federais, e composto por representantes de órgãos públicos e organizações da Sociedade Civil, sempre que possível, respeitando o princípio da paridade.
O Conselho do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma composição mista, com representantes do Poder Público das três esferas de governo e por membros da Sociedade Civil, que visa transformar o Conselho num espaço de mediação entre interesses nacionais e locais, coletivos e privados.