quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Alunos do Pronatec visitam escritório-sede do Parque Tumucumaque

Por Marcela de Marins

No dia 07 de janeiro o escritório-sede do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque recebeu 17 alunos do Curso de Auxiliar de Fiscalização Ambiental, oferecido no município de Serra do Navio pelo PRONATEC- Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego*. Os alunos, sob orientação da professora Ivone Silva dos Santos,
responsável pela disciplina Manejo da Fauna Silvestre, estão realizando um diagnóstico dos diferentes aspectos relacionados à Fauna no município, entre eles a caça comercial e a atuação dos órgãos ambientais.

Na visita à sede do PNMT os alunos foram recepcionados pela analista ambiental Marcela de Marins, coordenadora de proteção, que apresentou a Unidade de Conservação e as linhas de ação da fiscalização. Marcela destacou a importância das atividades de fomento para inibir atividades ilícitas, exemplificando que a equipe gestora do Tumucumaque entende que o desenvolvimento do turismo é a melhor estratégia para inibir à caça. "Constatamos que a presença de turistas no interior do Parque, além de proporcionar uma atividade de recreação junto à natureza, inibe a entrada de caçadores." A professora Ivone dos Santos ressaltou que para os alunos, futuros profissionais da área ambiental, é importante conseguir sair da sala de aula e interagir com os diversos atores sociais de Serra do Navio.

 * O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Nenhum comentário: